Primeira Página

A CARREGAR DESTAQUES...

AutoCAD® MEP


Versão trial e informação adicional

O software AutoCAD® MEP é o AutoCAD® para projecto de especialidades em edifícos para os projectistas e desenhadores de mecânica, electricidade e águas (MEP). Trabalhar no ambiente familiar do AutoCAD oferece produtividade imediata, fornecendo simultaneamente aos profissionais de MEP a flexibilidade de implementar, ao seu próprio ritmo, novas ferramentas de projecto e documentação específicas a cada disciplina.
Aumente a eficiência com ferramentas criadas especificamente para o projecto de especialidades em edifícios, melhore a precisão dos projectos automatizando as tarefas de desenho e coordene melhor a informação de projecto partilhando os projectos entre os arquitectos, engenheiros de estruturas e outros profissionais do projecto, utilizando o formato de ficheiro bem conhecido DWG.

Maximize a eficiência com ferramentas criadas especificamente para o projecto de especialidades em edifícios com o software AutoCAD® MEP, um AutoCAD® melhor e mais rápido para projectistas e desenhadores nas especialidades de mecânica, electricidade e águas (MEP). As principais funcionalidades do AutoCAD MEP incluem:

  • ambiente familiar do AutoCAD;
  • espaços de trabalho baseados em tarefas específicas da indústria;
  • ferramentas dedicadas para o desenho de esquemas;
  • representações de documentos de construção;
  • anotação inteligente de objectos;
  • cortes e alçados coordenados e sem falhas;
  • tabelas sincronizadas;
  • gestão de desenhos;
  • opções de apresentação de projecto melhoradas;
  • coordenação multidisciplinar.

Funcionalidades gerais
Trabalhe no ambiente familiar do AutoCAD

Porque o AutoCAD MEP foi criado com base no AutoCAD, pode aceder a todos os comandos com que está familiarizado a partir do AutoCAD MEP. Pode utilizar comandos como copiar, mover e array em tubagens, canalizações, condutas e esteiras de cabos. Além disso, o AutoCAD MEP tem ferramentas avançadas para o projecto de especialidades que permitem copiar, mover e alinhar facilmente e de uma só vez.

Espaços de trabalho baseados em tarefas específicas da indústria

Quer seja uma empresa pequena ou multidisciplinar, os espaços de trabalho são-lhe dirigidos. Pode utilizar os espaços de trabalho para gravar as suas configurações da interface de utilizador individual únicas que são feitas à medida da sua tarefa específica no projecto de especialidades. Assim que os espaços de trabalho tiverem sido criados, pode passar rapidamente de uns para outros conforme seja necessário ou trabalhar a partir de um espaço de trabalho individual que está perfeitamente personalizado para satisfazer as suas necessidades.

Ferramentas dedicadas para o desenho de esquemas

Ao utilizar ferramentas esquemáticas no AutoCAD MEP, pode criar rapidamente documentação do projecto esquemático. Podem ser criados facilmente diagramas de elevação isométricos e plantas esquemáticas utilizando ferramentas que estão agrupadas de forma lógica, permitindo acesso mais fácil quer esteja a trabalhar num esquema de um projecto esquemático de mecânica, de electricidade ou de águas. Converta bibliotecas de blocos do AutoCAD existentes em símbolos esquemáticos para rápida utilização em desenho de esquemas. O conversor cria não só os símbolos padrão 2D, mas também todos os símbolos isométricos de que irá precisar para os diagramas de elevação isométricos.

Representações de documentos de construção

O AutoCAD MEP oferece a capacidade de representar tubagens de linha simples e de linha dupla ao mesmo tempo na documentação de construção. Esquematize sistemas mecânicos em linhas simples com peças não dimensionadas nas primeiras fases do processo de projecto e utilize depois as ferramentas de dimensionamento de tubagens para converter o esquema para linhas duplas mais facilmente. A apresentação de canalizações melhorada combinada com a ferramenta de dimensionamento de tubagens ajuda a aumentar a produtividade de desenho.


Anotação inteligente de objectos

Anote uma vez para todas as escalas. Os símbolos e os textos de anotação ajustam-se automaticamente consoante a escala da vista. Pode anotar objectos com etiquetas compostas por definições de texto ou de blocos. A informação na etiqueta vem das propriedades do objecto, como, por exemplo, tamanho da tubagem, canalização ou conduta.

Cortes e alçados coordenados sem falhas

Já não precisa de esperar até ao fim do processo de projecto para criar os cortes e alçados. Crie cortes e alçados rapidamente em qualquer altura. Pode controlar o tamanho e a forma do corte que cria e atribuir materiais ao corte para uma representação visual optimizada dos objectos cortados. Os objectos cortados permanecem ligados ao projecto de construção que tiver utilizado para os criar.

Tabelas sincronizadas

Com o AutoCAD MEP, pode criar tabelas bastante mais depressa do que conseguiria com os processos de desenho CAD tradicionais. Os projectistas e desenhadores podem criar tabelas para tudo com o AutoCAD MEP. Qualquer tabela que esteja a utilizar ou que tenha criado em AutoCAD pode ser criada no AutoCAD MEP com a informação proveniente do projecto em vez de ter de ser introduzida manualmente. As tabelas são actualizadas automaticamente à medida que o projecto for alterado, o que ajuda a reduzir os erros. Crie tabelas à medida que esquematiza o seu projecto e veja as tabelas a serem actualizadas automaticamente, poupando tempo.

Gestão de desenhos

A funcionalidade de gestão de desenhos formaliza e automatiza os processos relacionados com o projecto e documentação de especialidades. A funcionalidade providencia ferramentas automáticas que assistem na gestão, visualização e criação da documentação de construção. Quando os ficheiros de projecto são geridos com esta funcionalidade, terá maior consistência em todos os aspectos do projecto e todos os membros da equipa de projecto têm um ambiente de projecto centralizado para acesso aos documentos mais recentes.As funcionalidades de interligação potentes facilitam a distribuição de ficheiros originais por muitas localizações no seu computador ou numa rede, permitindo a diferentes elementos trabalhar simultaneamente no mesmo projecto.

Opções de apresentação de projecto melhoradas

Normalmente, as propriedades manuais de um objecto, como, por exemplo, a perda de carga ou velocidade numa tubagem, não são visíveis num desenho. Os mapas temáticos permitem incorporar esses dados não gráficos no desenho, utilizando alguns preenchimentos de cores ou tramas para destacar objectos que satisfazem os critérios que tenha estabelecido num estilo de mapa temárico. Por exemplo, verifique os seus cálculos do projecto de AVAC com base em perdas de carga ou velocidade para validar o desempenho numa área ou sala em particular. Utilize também o mapa temático “By Pressure Class” (por classe de pressão) para mostrar visualmente a pressão alta, média ou baixa por classe de tubagens, para identificar facilmente potenciais falhas do projecto.

Coordenação multidisciplinar

Coordene o seu projecto nas especialidades de mecânica, electricidade e águas com os modelos arquitecturais e estruturais utilizando as ferramentas de detecção de interferências do AutoCAD MEP. A ferramenta interna de detecção de interferências permite gerar um relatório que também pode ser exportado e enviado à equipa alargada de projecto para se obter uma solução. A ferramenta permite fazer zoom sobre a interferência específica, permitindo resolvê-la rapidamente e gerar um relatório.
O software de revisão de projecto Autodesk® Navisworks® ajuda a aumentar as capacidades do AutoCAD MEP com capacidades de visualização e de detecção de interferências. Estas capacidades permitem a coordenação de outros formatos de ficheiro reconhecidos na indústria.

Trabalho com sistemas

No software AutoCAD® MEP, um sistema consiste numa rede de peças ligadas que representam um sistema real de uma construção, como, por exemplo, fornecimento de ar, ar de retorno, água refrigerada, iluminação, electricidade, sistema sanitário, esgotos e muito mais. Estes sistemas permitem manter as mesmas layers, cores e relações. O equipamento adicionado aos sistemas herda as propriedades predefinidas do sistema actual, como, por exemplo, tamanho e forma, oferecendo um método rápido e consistente de estruturar um projecto. Os sistemas também facilitam a modificação de peças ligadas ao aplicar as alterações simultaneamente a toda a rede de peças.

Paleta de propriedades

A paleta de propriedades oferece uma localização centralizada para ver, adicionar e modificar as propriedades de um objecto ou elemento MEP. Reveja informação ou altere estilos, dimensões, localizações, dados de conjuntos de propriedades e outras características importantes. Altere propriedades básicas ou o objecto em si. O acesso fácil a peças do equipamento, bem como a capacidade de modificar facilmente o equipamento e os dispositivos disponíveis, ajudam a melhorar a precisão e a aumentar a produtividade.

Modelos

Os modelos são desenhos com predefinições e utilizam-se para criar desenhos novos. O AutoCAD MEP inclui modelos com unidades do sistema métrico ou do sistema britânico, que contêm determinadas unidades de desenho, escalas de desenho, separadores de esquemas e configurações típicas de impressão. Os modelos também contêm um conjunto de configurações de visualização específicas para trabalhar com objectos de mecânica, electricidade e águas. Os modelos ajudam a aprender a trabalhar com o AutoCAD MEP mais rapidamente, o que também ajuda a aumentar a produtividade.

Paletas de ferramentas para disciplinas específicas

As paletas de ferramentas são grupos lógicos de ferramentas utilizados para adicionar objectos aos desenhos. O AutoCAD MEP oferece um grande inventário tanto de paletas comuns como para disciplinas específicas, incluindo ferramentas de anotação e comentário para documentação e ferramentas para projectos de mecânica, electricidade, águas e desenho de esquemas.

Projectos com Dynamic Input e Grips

Faça modificações exactas e precisas nos seus projectos de mecânica, electricidade e águas directamente na área de desenho com as funcionalidades Dynamic Input e Grips. Adicione comandos no ponto onde está o cursor em vez de o fazer na linha de comandos. O "Heads-up-display” ajuda-o a concentrar-se no ecrã em vez do teclado, para aumento da produtividade.

Navegador de projecto – Gestão de desenhos

Faça a gestão dos seus desenhos do projecto criando facilmente vistas coordenadas baseadas em parâmetros do projecto. Crie e faça a gestão de conjuntos de folhas de desenhos do projecto para todos os documentos de construção de mecânica, electricidade e águas. Todos os membros da equipa de projecto podem aceder aos documentos mais recentes a partir de um directório de projecto centralizado, desde modelos de projecto a cortes e alçados.

Edit-in-View

Melhore a produtividade de projecto e altere os projectos de mecânica, electricidade e águas com vistas múltiplas. Escolha trabalhar em qualquer área do projecto, incluindo na vista de um corte, alçado ou modelo geométrico, assim como na vista da planta tradicional.

Trabalho com conteúdos baseados em catálogos

Os catálogos de peças do AutoCAD MEP oferecem uma colecção extensa de peças para utilizar no projecto. Inquira os catálogos de peças para obter ajuda na selecção de peças e recupere-as para serem integradas nos seus projectos. Guarde num catálogo as peças que cria, para utilização futura. Escolha as peças a partir de vários catálogos que incluem catálogos originais ou o seu próprio catálogo personalizado com conteúdo que criou para aumentar a selecção de projecto.

Conversão de blocos e símbolos do AutoCAD em conteúdo do AutoCAD MEP

Converta individualmente, ou em lote, blocos individuais ou múltiplos do AutoCAD, MvBlocks ou MvParts num símbolo esquemático ou de dispositivo. Faça a extrusão de blocos 2D padrão para criar sólidos em 3D e, de seguida, adicione conectores para criar conteúdos para o AutoCAD MEP, destinados a serem utilizados nos seus projectos de mecânica, electricidade e águas. Converta também os seus blocos do AutoCAD em símbolos ortográficos ou símbolos isométricos, para facilitar a documentação do desenho de esquemas.

Suporte para AutoCAD e AutoCAD Architecture

Trabalhe em plantas 2D planas do AutoCAD ou em plantas de modelo geométrico do AutoCAD® Architecture. Referencie plantas base desenvolvidas em qualquer aplicação de software baseado em AutoCAD para melhor coordenação de projecto e documentação.

  Dados para Fabrico das Peças MEP
Com a integração perfeita das ferramentas de terceiros para fabrico de condutas e tubagens no software AutoCAD MEP, já não é necessário voltar a recriar modelos para o seu fabrico, podendo ser gerada a documentação para a sua produção com apenas alguns cliques. Utilizar os modelos do projecto para o fabrico de peças de chapa quinada, condutas e tubagens torna mais fácil a criação de desenhos para oficina numa aplicação de terceiros para fabrico. Também pode incorporar o conteúdo específico do software de terceiros para fabrico directamente no projecto de especialidades.
Crie conteúdos específicos por fabricante

Ao utilizar modelos de conteúdos, pode criar conteúdos específicos por fabricante para condutas, adaptadores, tubagens e acessórios de tubagens. Os conteúdos podem depois ser trazidos de volta para o AutoCAD MEP e adicionados ao catálogo. Conceba projectos de tubagens e AVAC de acordo com as especificações do fabricante, resultando em projectos mais precisos de sistemas mecânicos e de tubagens.

Circuit Manager

Utilize uma única localização para gerir e editar informação de circuitos. Avisos automáticos alertam os utilizadores para potenciais sobrecargas com base na dimensão dos condutores, reduzindo os erros e minimizando a necessidade de correcções. Além disso, o Circuit Manager (gestor de circuitos) lê os circuitos a partir de múltiplos sistemas e dispositivos em múltiplas plantas, permitindo melhorar a base de dados de projecto eléctrico. Veja quadros e cargas interligados ao mesmo tempo no Circuit Manager, o qual utiliza a informação de etiqueta de espaço/sala para colocar descrições em todos os circuitos.

Espaços e zonas

Atribua espaços de engenharia a partir de plantas de arquitectura em 2D ou de projectos geométricos do AutoCAD Architecture. As medições das salas são calculadas automaticamente, incluindo a área em metros e pés e o volume de cada área. A informação de espaço e zona é utilizada quando se exporta para gbXML para importar em programas de análise de terceiros.


HOME

CONTACTOS

Copyright © ESTUPE.com 2012 - Todos os direitos reservados

Powered By WdArteDigital